quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Nada pra fazer


Sábado pela manhã, sem mais nada pra fazer, com um pedaço de papel nas mãos, só podia dar nisso!

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Kawasaki parte II


Sigo treinando para executar uma verdadeira Kawasaki Rose.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Rosa de Kawasaki


Essa é a Kawasaki Rose. Estou tentando me aprimorar nesse origami. Esse modelo foi feito em papel manteiga, com cálice e folhas em papel japonês e caule de arame galvanizado coberto com fita gomada.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Sorteio


Acabo de receber essa linda kusudama que ganhei no sorteio do blog http://origamibysu.blogspot.com/ da minha amiga Susana. Um espetáculo de origami! Obrigado Susana. A todos que participaram do sorteio desejo melhor sorte da próxima vez (se eu não estiver participando, claro, hehe).

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Phu Tran Rose (ou quase)


Essa era pra ser uma Phu Tran Rose, mas acho que ainda vou demorar um pouco até concluí-la de maneira correta. Esse foi o primeiro modelo que eu terminei. Escolhi um papel de duas cores e um pouco encorpado, o que mais tarde descobri não ser muito aconselhável. A foto foi tirada com o celular e não tá ajudando muito mas como vou tentar dobrar essa rosa novamente prometo postar outras fotos melhores.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Rosas

É sempre um desafio dobrar uma rosa de origami. Por mais simples que sejam, os modelos de rosa sempre apresentam um "salto" tridimensional que muitas vezes complica a vida de quem se propõe a dobrar essa flor. É possível encontrar uma grande variedade modelos e uma quantidade ainda maior de variações. Um caso conhecido é o da Rosa Phu Tran, que nada mais é que uma variante da não menos conhecida Kawasaki Rose com algumas mudanças nas pétalas pra dar um aspecto mais real. O modelo é sem dúvida interessante e ontem, depois de alguns papéis indo pro lixo e de muito dobrar e desdobrar consegui concluir minha empreitada. A Phu Tran Rose que eu dobrei não ficou lá essas coisas, mas já deu pra ter uma noção de que só praticando muito é que vai sair uma rosa, digamos, apresentável. Assim que possível posto uma foto. Para os destemidos o diagrama pode ser encontrado em http://www.rhorigami.com.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Oficina


De 01 a 03 desse mês, acontece a oficina "Fragmentos, Serigrafia e Colagens", paralela à exposição da artista plástica Glória Lamounier. Pediram aos inscritos para levar um objeto pessoal em papel. Não preciso nem dizer que vou levar um origami. O escolhido foi esse electra, irmão menor de um outro com 60 módulos (dos quais trinta foram dobrados por mim) que a minha amiga Cássia ficou de montar e mandar pra uma exposição em São Paulo, tempos atrás.